Tarot de Estela

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Os anjos

Os anjos pertencem tradicionalmente à cultura judaico-cristã ( citados também no alcorão) e o seu nome vem do grego "àgelos" ( e do latim angelus) que significa mensageiro. Podemos então dizer que esses seres são intermediàrios entre Deus e os homens. Tradicionalmente, são representadas por figuras aladas, puras, muito proximos dos caracteres humanos, quase sempre prontas a servir ou a intervir a favor daqueles que os invocam.

Os seus principais atributos são:

  • Pureza
  • Obediência
  • Zelo
  • Paciência

A pureza - é um atributo divino natural, é um espelhamento da divindade.
A obediência - està na concepção que um anjo deve sevir a Deus e aos homens.
Zelo - Pode evocar a ideia de que a proteção e cuidado sejam as metas de um anjo.
Paciência - Para nos tolerar todos os nossos defeitos...

NÃO E FACIL SER ANJO!

Està tudo inserido numa mitica religiosa. Os anjos permeiam o imaginàrio colectivo hà séculos e foi a forma mais apropriada para retratar a aproximação dos homens a Deus, antes dos santos, os anjos tornaram-se uma ponte simbolica espiritual, um meio para se chegar à "comunhão mistica" com a divindade.
Na icnografia classica do tarot ( sec 14 ao sec 18) encontramos quatro figuras angelicais:
Arcano 6 (enamorados); arcano 14 ( temperança); arcano 15 ( diabo); arcano 20 ( julgamento). Assim como o arcano 21 ( que se refere ao evangelista Mateus).
Essas quatro figuras angelicais são também associadas aos quatro elementos conhecidos, ( ar, àgua, fogo e terra). Cada elemento encerra um grupo de atribuições, relacionàveis a cada um desses anjos. São como regências, ideias associativas simbolicas entre estes seres e os quatro elementos.

CLASSIFICANDO:

Enamorados - Agua - Cupido, ( o Eros grego, o anjo do amor que flecha os casais, unindo-os. Este mitico grego nasce do mito sob forma de Eros, e passa a ser personificado de alma romântica. E o anjo de escolhas do coração. Por isso é atribuido ao elemento AGUA - simbolo dos sentimentos e fantasia.

Temperança - Terra - Rafael ( o anjo curador). Manipula ânforas ou (taças) numa atitude de troca do conteudo de uma para a outra, como se " preparasse um remédio". E o unico anjo que aparece a tocar a terra, que significa " aproximar-se da nossa realidade". Està a fazer referência ao tempo certo de cada coisa.
Este elemento simboliza o mundo tangivel e o corpo fisico.
Diabo - Fogo - Lucifer o anjo " portador de luz", aqui luz estende-se ao significado " conciência". Este anjo segundo a lenda foi expulso dos céus por contestar a Deus. E simboliza o pensamento critico e o esclarecimento. Este elemento està associado à vontade, à clareza de propositos e aos desejos.
Julgamento - Ar- Gabriel o mensageiro directo de Deus.
E o anjo anunciador, aquele que transmite as mensagens divinas. Deve ser frisado, que na mitica biblica, Gabriel assume o lugar de" Lucifer no céu", apos este ultimo ter "caido". Gabriel anuncia a Maria a vinda do Messias. No arcano o anjo anuncia o " apocalipse". O elemento Ar é associado ao pensamento é à comunicação.
Assim se apresenta de forma geral a ideia associada aos quatro elementos das figuras angelicais principais.
Cada anjo é incumbido de um plano humano, representa a elevação do ser em cada um deles. As analogias com as alegorias cristãs estão presentes devido à influência religiosa que determinou a arte do tarot, que é uma fusão de ideias pagãs e cristãs em geral.
O aparecimento destes arcanos significam no plano espiritual, que o consulente està protegido. E como se recebesse o auxilio desejado na sua luta. Quando encontrarmos uma das figuras é preciso procurar qual a àrea que està a ser protegida.

imagem - arcanjo Gabriel

Sem comentários:

Enviar um comentário